Tolice assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento. Do que se é conhecido até o momento, a ciência mostra que muito pode ser feito para auxiliar o “relógio biológico”. Nutrição balanceada e atividade física regular são importantes pontos para uma boa saúde. Os benefícios são aplicáveis para qualquer idade.

Os seguintes nutrientes desempenham um papel importante em auxiliar o corpo do idoso a ter o desempenho próximo ao ideal:

  • Certas vitaminas são importantes para regulação do metabolismo
  • Proteína contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular. Pessoas idosas precisam de mais proteína na dieta do que adultos jovens. Ao logo do tempo, a perda muscular, sensação de fraqueza e habilidade limitada para realizar atividades podem ser percebidas, e podem ser um sinal de ingestão deficiente de proteínas.
  • Vitamina D e cálcio são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos. Níveis de Vitamina D no corpo do idoso tendem a ser baixos, e isso pode atrapalhar a habilidade se absorção do cálcio. Vitamina D e cálcio trabalham em harmonia para ajudar a manter ossos saudáveis.
  • Vitamina C contribui para a formação normal do colágeno, que consequentemente contribui para o funcionamento normal da cartilagem. Cartilagem é o componente chave das articulações. Juntos, músculos, ossos e cartilagens desempenham um papel chave nas atividades diárias.
  • Ingestão adequada de fluídos é necessária. A água está envolvida em praticamente todos processos metabólicos. Água contribui para a manutenção da função física e cognitiva normal. Hidratação adequada dá suporte para uma boa performance física e mental.
  • A Organização Mundial da Saúde recomenda para a população consumir no mínimo 25g de fibras todos os dias. O consumo típico diário está abaixo do limite recomendado.