Envelhecendo com saúde Você sabia que ficar sentado por um longo período de tempo na cadeira ou sofá, seja em casa ou no trabalho, pode estar acabando com a sua saúde? Pois é, deixar de se movimentar regularmente durante a sua rotina diária pode contribuir gravemente para uma série de doenças que afetam seu coração, sua circulação e seu sistema respiratório, podendo acarretar em complicações, hospitalização, seguidas de morte precoce. Além disso, a falta de condicionamento físico causada pelo estilo de vida sedentário pode tirar o seu fôlego e ânimo por diminuir seus níveis de energia, reduzir sua força muscular e torná-lo sobrepeso ou obeso. Estudos mostram que aqueles que adotam a caminhada como hábito de vida tem menor índice de gordura corporal, melhor controle da pressão arterial, dos níveis de glicemia e do colesterol. A caminhada também combate a osteoporose, melhora a lombalgia, recupera o vigor sexual e fortalece o sistema imunológico. Quanto mais ativo fisicamente melhor são os benefícios para a saúde, e menor o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Para quem deseja acrescentar a caminhada na sua rotina, a dica é muito simples: vá para o trabalho a pé, ou estacione o carro mais longe do local, ou ainda, no caso de uso de transporte público, desça um ponto antes; troque o elevador pela escada; escolha percursos mais longos para chegar ao seu destino. E como diz Tudor-Locke (professora da University of Massachusetts Amherst): “Movimente-se mais do que antes. Mexa-se cada vez mais.” Então, que tal começar agora? Mude sua rotina, envelheça com saúde!
Por Poliana de Freitas André – Fisioterapeuta do Instituto do Coração (INCOR), Especialista em Gerontologia pelo Hospital das Clínicas-FMUSP, idealizadora do Programa @quali_idade Envelhecimento Funcional.
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